Termos: # | A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z

 

 

Termos

Significados

A contrario sensu

termo estrangeiro que significa: em sentido contrá-rio, pela razão contrária.

A limine

termo estrangeiro que significa: desde o limiar, desde o começo, sem maior exame.

A posteriori

termo estrangeiro que significa: pelo que segue, depois de um fato. Diz-se do raciocínio em que se remonta do efeito à causa. Argumentar "a posteriori": argu-mentar segundo as consequências de uma hipótese ou proposição.

A priori

termo estrangeiro que significa: segundo um princípio an-terior, admitido como evidente; an-tes de argumentar, sem prévio co-nhecimento. Emprega-se para indi-car as conclusões a que se chega, fundadas em hipóteses, isto é, sem a verificação das consequências ou resultados anteriores.

A quo

termo estrangeiro que significa: do qual, de quem. Emprega--se para designar o juiz de instância inferior ou aquele de onde proce-deu a demanda, ou o ato que se dis-cute em outro juízo. A expressão é usada também para assinalar o dia inicial ou o dia do começo de um prazo.

Ab initio

termo estrangeiro que significa: desde o princípio.

Ab intestato

termo estrangeiro que significa: sem (deixar) testamen-to.

Ab origine

termo estrangeiro que significa: desde a origem, desde os primórdios.

ABAMEC

Associação Brasileira dos Analistas do Mercado de Capitais.

ABANDONO DE MERCADORIAS

Ato de passar as mercadorias estrangeiras, não nacionalizadas em seu momento, à propriedade da Fazenda Nacional, seja pelo seu abandono "tácito" ou "presuntivo".

ABANDONO EXPRESSO DE MERCADORIAS

Manifestação escrita, do dono de uma mercadoria estrangeira, cedendo-a à Fazenda Nacional, para ser subastada, doada ou destruída, segundo estabelecido pelo Serviço Nacional de Alfândegas.

ABANDONO LEGAL DE MERCADORIAS

Ato jurídico através do qual as mercadorias estrangeiras estão em condições de serem subastadas em leilão público, quando do vencimento de todos os prazos para sua importação legal.

ABANDONO PRESUNTIVO DE MERCADORIAS

Ato através do qual uma mercadoria estrangeira, não retirada nos prazos legais de armazenamento fiscal ou particular para sua importação, entende-se tacitamente que fica em benefício da Fazenda Nacional.

ABCR

Associação Brasileira dos Captadores de Recursos

ABDE

Associação Brasileira dos Bancos de Desenvolvimento.

ABECIP

Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança.

ABERJ

Associação de Bancos do Estado do Rio de Janeiro.

Aberrado delicti

termo estrangeiro que significa: desvio do delito. Consiste no falso juízo do crimino-so em relação à pessoa da vítima.

Aberratio ictus

termo estrangeiro que significa: desvio do golpe. Re-sulta do ato praticado por alguém que, pretendendo ofender a outrem, atinge a um terceiro não visa-do. Erro na execução do delito, que leva o criminoso a atingir pessoa di-versa daquela que pretendia atingir.

ABERTURA COMERCIAL

Redução ou eliminação de barreiras tarifárias, ou outras restrições às importações, de caráter não-tarifário.

ABERTURA DE CAPITAL

Processo pelo qual a propriedade de uma empresa fechada é transferida total ou parcialmente, para um grande número de pessoas que desejam dela participar e que não mantém, necessariamente, relações entre si ou com o grupo controlador.

ABNT

Associação Brasileira de Normas Técnicas.

ABOVE

Termo estrangeiro que significa par Acima do par - Acima da cotação nominal.

ABR

Abril

Abraconee

Associação Brasileira de Concessionárias de Energia Elétrica.

ABRAPP

Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Privada.

ABRASCA

Associação Brasileira das Companhias Abertas.

Absente reo

termo estrangeiro que significa: na ausência do réu; es-tando o réu ausente.

ABSORD

Termo estrangeiro que significa absorção das ordens de venda pelas ordens de compra de ações.

ABSORPTION

Termo estrangeiro que significa Point Ponde de absorção, a partir do qual qualquer venda adicional implicará queda na cotação.

Abstract

Ver Resumo.

Abusus non tollit usum

, termo estrangeiro que significa: o abuso não tira o uso. O abuso que se pode fazer de uma coisa não deve obrigar necessariamente a abster-se dela.

ACA

Ato Cooperativo Auxiliar

ACAMAÇÃO

Acomodação do mercado; tendência geral de nivelamento de preços dos títulos negociados em Bolsas de Valores.

AÇÃO

Documento que representa uma parte de determinada companhia. Pode ser comprado (ou vendido) na Bolsa de Valores e seu proprietário tem direito a receber parte dos lucros gerados pela empresa. Há dois tipos principais de ações: ordinárias e preferenciais. As ordinárias garantem ao seu possuidor o direito a participar das assembléias que elegem a diretoria da empresa. Já as preferenciais não dão direito a voto nas assembléias de acionistas, mas, em geral, asseguram ao seu proprietário uma porcentagem maior dos lucros da companhia

AÇÃO CHEIA

Ação que ainda não recebeu ou exerceu direitos (div e/ou bom e/ou subsc) concedidos pela empresa emissora.

AÇÃO COM VALOR NOMINAL

É o valor mencionado na carta de registro de uma empresa e atribuído a uma ação representativa do capital.

AÇÃO DE FRUIÇÃO

A lei 6.404 (Lei das AS) não define ou prevê normas para ações de fruição. São ações de posse e propriedade dos fundadores da companhia, já amortizadas, onde o titular recebeu, antecipadamente, o valor contábil que elas representam. Não são objetivo de negociação.

Ação de indenização

Também chamada ação de perdas e danos. É a que visa restabelecer a situação existente antes do ato ilícito ocorrer. Ação indenizatória.

AÇÃO ENDOSSÁVEL

Ação nominativa que pode ser transferida no Livro de Registro de Ações Nominativas a partir do endosso da própria cautela.

AÇÃO ESCRITURAL

O estatuto da companhia pode autorizar ou estabelecer que todas as ações da empresa, de uma ou mais classes, sejam mantidas em contas de depósito, em nome de seus titulares, na instituição que designar, sem emissão de certificados.

AÇÃO FUNGÍVEL

Ação que se encontra em custódia em uma instituição financeira, que fica obrigada a devolver ao depositante a quantidade de ações recebidas com as modificações resultantes de alterações no capital social ou no número de ordem das ações ou dos certificados recebidos em depósito.

AÇÃO LISTADA EM BOLSA

Ações de empresas que satisfazem aos requisitos das Bolsas de Valores para efeito de negociação de seus títulos em pregão.

AÇÃO NOMINATIVA

Ação que identifica o nome de seu proprietário. Sua transferência deve ser registrada no livro especial da empresa denominado ""Livro de Registro de Ações Nominativas.

AÇÃO OBJETIVO

É o valor mobiliário emitido por companhia aberta admitida à negociação no pregão de uma Bolsa de Valores, no mercado de opções.

AÇÃO ORDINÁRIA

Ação que tem a característica de conceder a seu titular o direito de voto em Assembléia.

AÇÃO PREFERENCIAL

Ação que dá ao seu possuidor prioridade no recebimento de dividendos e/ou, em caso de dissolução da empresa, no reembolso do capital. Normalmente, não tem direito a voto em Assembléia.

AÇÃO SEM VALOR NOMINAL

Ação para a qual não se convenciona valor de emissão, prevalecendo o preço de mercado por ocasião do lançamento.

AÇÃO VAZIA

Ação que já exerceu os direitos (div e/ou bom e/ou subsc) concedidos pela empresa emissora.

Ação-objeto

Ação que pode ser entregue para um contrato de opções. Veja conceito de opção.

ACC

Adiantamento de Contrato de Câmbio Uma antecipação feita ao exportador, relativa a moeda estrangeira comprada por um Banco operador de câmbio, para entrega ou liquidação futura.

ACCOUNT AND RISK

Termo estrangeiro que significa acordo entre o corretor e o cliente, pelo qual todas as transações realizadas pelo corretor correm por conta e risco do cliente.

ACCOUNT MARGIN ACCOUNT

Termo estrangeiro que significa conta financiada pelo corretor.

ACCOUNT, ADJUNCT

Termo estrangeiro que significa contas adjuntas. Contas relacionadas com outras e geralmente juntas a elas nos relatórios financeiros.

ACCOUNT, DISCRETIONARY

Termo estrangeiro que significa conta discricionária. Movimentada inteiramente segundo o critério do corretor que não precisa consultar o cliente.

ACCOUNT, DORMANT

Termo estrangeiro que significa conta parada.

ACCOUNT, ERROR

Termo estrangeiro que significa conta de erros (mantida pelos corretores).

ACCOUNT, FROZEN

Termo estrangeiro que significa conta congelada. Não pode ser movimentada.

ACCOUNT, HOUSE

Termo estrangeiro que significa conta do próprio corretor.

ACCOUNT, JOINT

Termo estrangeiro que significa conta conjunta. Mais de uma pessoa mantendo a mesma conta.

ACCOUNT, LONG

Termo estrangeiro que significa ações mantidas pelo investidor. Posição.

ACCRUED DIVIDENDS

Termo estrangeiro que significa dividendos acumulados (não pagos).

ACCUMULATED DIVIDENDS

Termo estrangeiro que significa dividendos acumulados.

ACCUMULATION

Termo estrangeiro que significa compra lenta e gradual em grandes quantidades para garantir posição antes da alta esperada. A intenção é de realizar lucro a longo prazo, não de sustentar o mercado.

ACE

1) Constitui, a exemplo do ACC, a antecipação parcial ou total por conta do preço em moeda nacional da moeda estrangeira comprada a termo. Pode ser concedido a qualquer tempo após a entrega dos documentos da exportação ao banco e até o vencimento da obrigação do importador para com o exportador. 2) Acordo de Complementação Econômica.

Aceitante

O devedor quando reconhece a dívida ao subscrever a letra de câmbio que lhe foi enviada para aceite, ou a duplicata nas mesmas condições.

ACEITE

Declaração expressa, em título de crédito, pela qual o sacado (ou terceiro) se compromete a liquidar o seu valor na data do vencimento.

Aceptilação

Liberação do devedor, mediante entrega do recibo ou quitação do pagamento. Perdão da dívida. Remissão de dívida não paga. Quitação de dívida que se dá a um devedor, com efeito extintivo da dos demais coobrigados.

ACESSO - HIT

Na internet este termo significa cada vez que o servidor é acessado em busca de uma imagem, texto, arquivo, etc. Não confundir com visitas.

Acesso Dial-Up

Acesso remoto à internet utilizando modem e linha telefônica.

ACI

Aliança Cooperativa Internacional

Acidente de trabalho

É aquele ocorrido no exercício de atividades profissionais a serviço da empresa (típico) ou ocorrido no trajeto casa-trabalho-casa (de trajeto).

ACIONÁRIO

Poder exercido pelo acionista ou grupo majoritário.

ACIONISTA

É o proprietário de ações de uma empresa. Há dois tipos de acionistas: o majoritário e o minoritário. O majoritário é aquele que possui pelo menos metade das ações de uma companhia e mais uma ação. É quem detém o controle da companhia. O minoritário possui cotas pequenas de ações sem direito a voto

ACIONISTA MAJORITÁRIO

Acionista que detém uma quantidade tal de ações com direito a voto que lhe permite (dentro da distribuição vigente de participação acionária) manter o controle acionário de uma empresa.

ACIONISTA MINORITÁRIO

Acionista proprietário de ações com direito a voto, cujo total não lhe garante o controle da Sociedade.

ACO

Ativo Circulante Operacional

AÇÕES DE SEGUNDA LINHA

Papéis que não despertam muito interesse nos investidores, porque são considerados investimentos mais arriscados. Em geral, são ações baratas e o retorno pode ser um lucro vantajoso ou um prejuízo monumental

Acórdão

Sentença que contém a resolução de recursos, em tribunais.

ACORDO GERAL SOBRE TARIFAS E COMÉRCIO (GATT)

Tratado assinado em 1947 por 88 Governos, com o objetivo principal de liberalizar o comércio mundial de mercadorias.

ACORDO SOBRE VALORAÇÃO ADUANEIRA DA OMC

Este Acordo objetiva elaborar as regras para a aplicação da valoração aduaneira, procurando maior uniformidade e segurança para sua utilização, reconhece a necessidade de um sistema justo, uniforme e neutro para a valoração dos bens com propósitos aduaneiros e pretende impedir o uso arbitrário de valores aduaneiros para bens importados. Na OMC o Acordo sobre Valoração é denominado "Acordo relativo à aplicação do Artigo VII do GATT 94".

ACORDOS MULTILATERAIS

Acordos celebrados no âmbito jurídico institucional da OMC, aceitos e de caráter obrigatório para todos os países-membros deste organismo multilateral. Estes acordos são os pilares da Organização.

ACP

Ato Cooperativo Principal

ACREFI

Associação das Empresas de Investimento, Crédito e Financiamento (SP).

Actor et réus idem esse nemo potest

termo estrangeiro que significa: ninguém pode ser, ao mesmo tem-po, autor e réu.

Actore non probante, réus absolvitur

termo estrangeiro que significa: não se conseguindo provar o autor de um crime, o réu deve ser absolvi-do.

Acuracidade

Grau de ausência de erro ou grau de conformidade com o padrão.

Ad arbitrium

termo estrangeiro que significa: à escolha, à vontade, arbitrariamente.

Ad hoc

, termo estrangeiro que significa: a isto, para isto, para o caso, eventualmente. Diz-se especial-mente em relação à pessoa que, de modo eventual, exerce função tran-sitória. Escolheram-no para secretá-rio "ad hoc".

Ad instar

termo estrangeiro que significa: à maneira de, à semelhan-ça de.

Ad judicia

termo estrangeiro que significa: para o juízo. Cláusula "ad judicia": cláusula que autoriza o mandatário a praticar todos os atos do processo, dispensada a men-ção especial dos poderes pertinen-tes a esse mister, salvo os que con-cernem a atos para cuja prática se exigem poderes especiais e expres-sos.

Ad libitum

termo estrangeiro que significa: à escolha, à vontade. Usa-se para dizer que determinado ato pode ser praticado à vontade, livremente, a critério do interessa-do.

Ad negotia

, termo estrangeiro que significa: para negócios designa o mandato extrajudicial outorgado para fins de gerência ou administra-ção de negócios. O mandato "ad negotia" compreende implicitamente todos os poderes necessários ou in-dispensáveis à administração atri-buída ao mandatário, exceto aque-les referentes a atos ou negócios que envolvam matéria de certa gra-vidade, tais como alienação, fianças etc.

Ad nutum

termo estrangeiro que significa: segundo a vontade, ao arbítrio. Diz-se da demissibilidade do funcionário público que depen-de só da vontade do Governo ou do agente da Administração, sem precedência de causa justificada. Indica, pois, o ato que pode ser revogado pela vontade de uma só pessoa.

Ad perpetuam rei memoriam

termo estrangeiro que significa: para a perpétua lembrança da coisa, do fato. Emprega-se, na linguagem forense, para indicar as diligências requeridas e promovidas com o caráter de perpetuidade, quando ocorrem receios de que as provas a serem colhidas ou anotadas possam desaparecer. Requereu uma vistoria "ad perpetuam rei memoriam".

Ad quem

termo estrangeiro que significa: para quem. Diz-se do juiz ou tribunal para onde, em grau de recurso, se encaminha ou remete o processo que se achava em instância inferior.

Ad referendum

termo estrangeiro que significa: sob condição de referir a, pendente de aprovação. Diz-se do ato pendente de aprovação ou ratificação de outrem.

AD VALOREM

Gravame Tarifário que afeta as mercadorias na Tarifa Aduaneira e cuja aplicação se realiza tomando como base impositiva o valor aduaneiro ou o valor CIF das mercadorias.

AD VIEWS

Número de vezes que um anúncio é visto em um determinado período de tempo em uma página de Internet.

AD.VAL – AD-VALOREM

Expressão que significa "segundo o valor", utilizada de diversas maneiras quando das cotações, taxas de seguro ou taxas de frete. A expressão está relacionada com os direitos aduaneiros, muitos dos quais são calculados quando da valoração das mercadorias

ADCT

Ato das disposições Constitucionais transitórias

ADE

Ato Declaratório Executivo

ADECIF

Associação dos Diretores de Empresas de Crédito, Investimento, Financiamento.

Adendos

Ver Apêndices.

ADEVAL

Associação das Empresas Distribuidoras de Valores.

ADIN

Ação Direta de Inconstitucionalidade

Administração ativa

O administrador compra e vende ações tentando obter uma rentabilidade que supere a do índice estabelecido como referência (benchmark). A diferença com a administração passiva é que na ativa não há uma réplica da carteira do índice: este é tomado apenas como um referencial que deve ser atingido ou superado.

ADMINISTRAÇÃO DE ALFÂNDEGAS

O serviço da administração responsável pela aplicação da legislação aduaneira e pela arrecadação dos direitos e impostos e, também, pela aplicação de outras leis e regulamentos referentes à importação, exportação, circulação ou depósito de mercadorias.

ADMINISTRAÇÃO DE CARTEIRA

Tarefa delegada a sociedades corretoras e a bancos de investimento, por procuração, para decidir sobre movimentações no mercado financeiro, de uma carteira de títulos e valores mobiliários.

ADMINISTRADOR DE CARTEIRA

É o profissional de mercado responsável pela gestão, administração e controle de uma carteira diversificada de títulos (portfólio).

ADMINISTRADOR DE CONTA

Técnico na área de administração de carteira de uma instituição financeira que detém o poder decisório sobre movimentações de uma ou várias carteiras ou contas de clientes.

ADMISSÃO TEMPORÁRIA

Regime aduaneiro que permite que certas mercadorias entrem no território aduaneiro, com suspensão de direitos e gravames à importação, quando importadas com fim determinado e para serem reexportadas dentro do prazo estabelecido, seja no mesmo estado ou depois de submetidas a um processo de elaboração, manufatura ou reparação.

ADMISSÃO TEMPORÁRIA PARA APERFEIÇOAMENTO ATIVO

Regime aduaneiro que permite a entrada ao território aduaneiro, com suspensão do pagamento de gravames de importação e da aplicação de restrições de caráter econômico, de mercadorias, para operações de aperfeiçoamento e posterior reexportação sob a forma de produtos resultantes.

ADMISSÃO TEMPORÁRIA PARA TRANSFORMAÇÃO

- Regime aduaneiro que objetiva admitir em um território aduaneiro a importação de mercadorias destinadas à elaboração de artigos acabados, livres de pagamento de direitos aduaneiros, desde que esses artigos sejam destinados à exportação no prazo estabelecido pela lei ou pela autoridade.

ADMISSÃO TEMPORÁRIA, SEM TRANSFORMAÇÃO

Regime que permite a entrada de mercadorias estrangeiras no território, livre do pagamento de gravames aduaneiros, sendo seu objetivo outorgar melhor apresentação ou adequação a exigências técnicas mais concordantes com os produtos a serem exportados

ADN

Ato Declaratório Normativo

ADR (American Depositary Receipts)

São certificados, emitidos por bancos norte-americanos, que representam ações de empresas sediadas fora dos Estados Unidos. Esses papéis podem ser negociados no mercado americano — alguns deles, chamados ADRs de nível 3, podem até ser vendidos na Bolsa de Valores de Nova York. As empresas buscam o mercado americano porque lá podem encontrar um mercado maduro e compradores capazes de elevar o preço das suas ações. Assim, a empresa passa a valer mais caso seus controladores resolvam vendê-la. O mercado americano também é interessante para as empresas que precisam de dinheiro para lançar um projeto ou ampliar sua linha de produção e querem fugir dos empréstimos.

ADS (American Depositary Share)

Lote de ações que lastreia o ADR - American Depositary Receipt.

ADSL

(Linha de Assinante Digital Assimétrica) Tecnologia digital para transferência de dados que opera nas linhas telefônicas de cobre existentes; Acesso a internet em banda larga.

ADSL (Asymmetric Digital Subscriber Line)

Tecnologia que permite estabelecer ligações permanentes e rápidas na Internet usando a linha telefônica.

Aduaneiro

Relativo à aduaneira; alfandegário.

ADVANCE

Termo estrangeiro que significa alta no preço das ações.

ADVANCE DECLINE-LINE

Termo estrangeiro que significa índice de alta e baixa.Índice que indica a relação entre tendência geral de Mercado e a Média Dow-Jones (S-N, no Brasil). Calcula-se tomando um número arbitrário e subtraindo (baixas predominantes) ou adicionando (altas predominates) a diferença entre o número de ações que fecharam em alta e em baixa. Se o número arbitrário for 10.000, com 800 ações em alta e 200 em baixa, o índice de alta-e-baixa subirá para 10.600.

ADVANCE DECLINE-LINES

Termo estrangeiro que significa "Tendência" das cotações. Adiantamentos.

AEMB

Associação de Empresas do Mercado de Balcão.

AF

Agências de Fomento ou Desenvolvimento.

AFIANÇAR

Ato pelo qual o importador ou outro usuário do Comércio Exterior de um país ou representado pelo Despachante Aduaneiro, garante ou resguarda os interesses do Estado, retirando do Poder Aduaneiro mercadorias não nacionalizadas sob Regime Suspensivo de Direitos de Pagamento Diferido, sem ter sido cancelados até essa data os direitos tarifários e outros impostos.

AFILIADO

Uma organização com a qual é realizado um acordo formal para a venda ou divulgação de produtos ou serviços com eventual contrapartida financeira.

After Market

Nome do pregão eletrônico realizado na Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) à noite, após o fechamento do pregão normal, até as 22 horas.

AGE

Assembléia Geral Extraordinária. É a reunião dos acionistas, convocada e instalada na forma da lei e dos estatutos, a fim de deliberar sobre qualquer matéria de interesse social. Sua convocação não é obrigatória, dependendo das necessidades específicas da empresa.

Agenda 21

Documento assinado entre os governos de 170 países com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável no mundo a partir do ‘século XXI. Estes países reuniram-se durante a Conferência Mundial do Meio Ambiente, a Eco 92, no Rio de Janeiro.

AGENTE ADUANEIRO

Pessoa autorizada pela alfândega, ou habilitada perante a mesma pela autoridade competente para despachar mercadorias por ordem de outra pessoa. Também chamado Despachante Aduaneiro, Corretor Aduaneiro.

AGENTE AUTÔNOMO DE INVESTIMENTO

Pessoa que dedica à colocação de títulos, valores e serviços financeiros junto ao público. Deve ser credenciada pelo Banco Central do Brasil e vinculada a uma instituição financeira.

Agente Econômico

Indivíduos, grupos de indivíduos ou organismos que constituem, do ponto de vista dos movimentos econômicos, os centros de decisão e de ações fundamentais.

AGENTE EMISSOR DE CERTIFICADOS

Instituição financeira devidamente autorizada, que realiza serviços de escrituração, guarda dos livros, registros e transferência de ações e emissão de certificados, agindo em nome da empresa.

AGENTE REPRESENTANTE DE CLIENTE

Nome dado a representante registrado, de um ou vários investidores.

Agiota

Pessoa que empresta dinheiro a juros excessivos em operações ilegais. No Brasil, somente instituições financeiras podem emprestar dinheiro.

AGIR COMO DEALER

Diz-se que uma instituição financeira está agindo como ""dealer"" quando, em operações de open-market, compra títulos para a sua carteira própria revendendo a clientes, ganhando, assim, na diferença de preços.

AGITO (BUZZ)

Forma de divulgação de uma empresa utilizando-se a mídia, eventos e fatos para gerarem notícia.

AGO

Assembléia Geral Ordinária. Convocada obrigatoriamente pela diretoria de uma Sociedade Anônima para verificação dos resultados, leitura, discussão e votação dos relatórios da diretoria e eleição do Conselho Fiscal.

AGREEMENT AMONG UNDERWRITERS (AAU)

Termo estrangeiro que significa procuração de grupo de underwriters, juntos em um sindicato e concedendo a um deles o poder de agir em nome do grupo.

AIR POCKET

Termo estrangeiro que significa súbita queda sem lances aproximados em valor.

AJEF

Associação dos Jornalistas de Economia e Finanças.

AJUSTE DIÁRIO

Expressão utilizada em mercado futuro. Importância a ser debitada ou creditada ao cliente, diariamente, de acordo com a variação, negativa ou positiva, no valor da posição por ele mantida, ajustada ao preço de compensação do dia.

Ajuste Fiscal

É a tentativa do Governo federal de gastar menos do que arrecada.

ALAVANCAGEM

"Leverage" financeiro - alavancagem financeira. Grau de utilização de recursos para aumentar as possibilidades de lucro, aumentando, consequentemente, o risco da operação. É muito utilizado nos mercados a prazo.

ALC

Aviso de lançamento em conta - informa ao cliente (com títulos em custódia na Bolsa) os lançamentos realizados na sua posição de títulos.

ALCA e NAFTA

ALCA - Área de Livre Comércio das Américas. NAFTA - North American Free Trade Agrement - Tratado Norte-Americano de Livre-Comércio. O Nafta restringe-se a américa do norte e Alca a toda a América.

Aleatória

Que está sempre dependendo de acontecimentos casuais, duvidosos e inseguros.

ALFÂNDEGA

Serviços administrativos responsáveis pela aplicação da legislação aduaneira e da arrecadação dos direitos e impostos aplicados à importação, à exportação, ao movimento ou à armazenagem de mercadorias e encarregados, também, da aplicação de outras leis e regulamentos relativos a essas operações.

ALFÂNDEGA DE DESTINO

Repartição aduaneira onde termina uma operação de trânsito aduaneiro.

ALFÂNDEGA DE ENTRADA

Repartição de um território aduaneiro onde são despachadas as mercadorias a serem importadas. No momento da entrada a estas áreas, quase todos os produtos estão sujeitos ao pagamento dos correspondentes direitos aduaneiros.

ALFÂNDEGA DE PARTIDA

Repartição aduaneira onde começa uma operação de trânsito aduaneiro.

ALFÂNDEGA DE PASSAGEM

- Repartição aduaneira que, não sendo nem a de partida nem a de destino, intervém no controle de uma operação de trânsito aduaneiro.

Algarismos Arábicos

As numerações utilizadas no Trabalho Científico são, todas elas, efetuadas com algarismos arábicos: 1, 2, 3, 4, 5...

Algarismos Romanos

Não são utilizados em Trabalhos Científicos. A propósito, quando for utilizado, em outra ocasião, saiba-se que as letras que representam os algarismos romanos são sempre escritas em caracteres maiúsculos: I, V, X, L, C, D, M...(jamais: i, v, x, c, d, m...).

Aliança

É uma associação entre várias empresas que juntam recursos, competência e meios para desenvolver uma atividade específica ou criar sinergias de grupo. Para conquistar um novo mercado (geográfico ou setorial), adquirir novas competências ou ganhar dimensão crítica, as empresas têm, em regra, três opções: a fusão ou a aquisição; a internacionalização; e a celebração de alianças estratégicas com um ou vários parceiros. As alianças tanto podem efetuar-se entre empresas que atuam em ramos de atividade diferentes como entre concorrentes. Distinguem-se das joint-ventures, em que os parceiros partilham a propriedade de uma nova empresa.

Alias

Apelido que pode ser usado para designar pessoa ou grupo.

Alienação

Segundo o marxismo, é a perda sofrida pelo trabalhador de uma parte de seu ser, quando o capitalista se apropria do fruto de seu trabalho. Para Marx, os frutos do trabalho humanos passam a ser meras mercadorias que subjugam o homem.

Alienação fiduciária

Transferência ao credor do domínio e posse de um bem, em garantia ao pagamento de uma obrigação que lhe é devida por alguém. O bem é devolvido a seu proprietário depois que ele resgatar a dívida.

Alíneas

Subdivisão de uma seção ordenada alfabeticamente por letras minúsculas seguidas de parênteses e que serve para enumerar os diversos enfoques em que foi dividida a seção.

Aliquis non debet esse judex in propria causa

termo estrangeiro que significa: ninguém pode ser juiz em causa própria.

ALL, OR ANY PART

Termo estrangeiro que significa disposição que pode constar de uma ordem de compra ou venda a um preço específico deixando a quantidade a critério do corretor.

ALL, OR NONE (AON) A)

Termo estrangeiro que significa ordem de compra ou venda que condiciona a operação à possibilidade de envolver uma quantidade específica. b) Quando um corretor quer vender uma nova emissão sob esta cláusula, só efetuará a venda se conseguir colocar toda a emissão num período específico.

ALTA

Tendência do mercado de ações em geral, ou de uma determinada ação que, pela predominância da procura, há elevação nos preços dos papéis. Quando a tendência de alta é geral, ela se reflete por uma elevação do índice bursátil.

Altruísmo

Amor ao próximo; significa filantropia e caridade; nos estudos de economia e sociedade, é considerada prática altruísta toda ação humana realizada sem motivação pecuniária (veja também Voluntariado).

Alvará de Funcionamento

Licença ou autorização de funcionamento ou operação do serviço fornecida pela autoridade sanitária local. Também chamado de licença ou alvará sanitário.

AMB

Associação dos Magistrados Brasileiros

AMC

Aviso de movimentação de conta - Informa ao cliente (com títulos em custódia na Bolsa) sobre a movimentação realizada na sua posição de títulos.

AMDIVAL

Associação Mineira das Distribuidoras de Valores.

AMERICAN DEPOSITARY RECEIPTS (ADR)

Certificados que representam ações de companhias sediadas fora dos Estados Unidos. São emitidos por bancos norte-americanos. Várias empresas brasileiras usam as ADRs como mecanismo para captar recursos no exterior fugindo das altas taxas de juros dos empréstimos em seu próprio país

AMEX

Termo estrangeiro que significa amercian stock exchange (ase) –Uma das Bolsas de Valores em N.Y. (A outra: NYSE - New York Stock Exchange).

AMORTIZAÇÃO

Consiste na distribuição aos acionistas, a título de antecipação e sem redução do capital social, de quantia que lhes poderia tocar em caso liquidação da empresa, ou ainda, redução gradual de uma dívida por meio de pagamentos periódicos combinados entre o credor e o devedor. Empréstimos bancários e hipotecas são, em geral, pagos dessa forma

Amortização acelerada

Forma de amortização de um ativo a uma velocidade superior à vida útil desse ativo. Esta forma de depreciação é usada para inflar custos ou para obter benefícios fiscais.

Amortização negativa

Aumento de uma dívida quando os pagamentos parciais da mesma são insuficientes para cobrir o montante correspondente aos juros.

AMOSTRA

Parte representativa de uma mercadoria ou de sua natureza, utilizada para sua demonstração ou análise, não comercializável.

AMOSTRA COM VALOR COMERCIAL

Os artigos de um valor comercial, representativos de uma categoria determinada de mercadorias já produzidas ou que são modelos de mercadorias cuja fabricação se projeta (não comercializáveis).

AMOSTRA SEM VALOR COMERCIAL

Qualquer mercadoria ou produto importado ou exportado sob essa condição, com a finalidade de demonstrar suas características, e que careça de todo valor comercial, seja porque não o possui, devido a sua quantidade, peso, volume ou outras condições de apresentação, ou porque foi privada desse valor mediante operações físicas de inutilização que evitem qualquer possibilidade de serem comercializadas. São consideradas também amostras sem valor comercial aquelas mercadorias cujo emprego como amostra implica sua destruição por degustação, ensaios, análise, tais como produtos alimentícios, bebidas, perfumes, produtos químicos, farmacêuticos e outros produtos semelhantes, sempre que apresentados em condições e quantidade, peso, volume ou outras formas que demonstrem de maneira inequívoca sua condição de amostras sem valor comercial.

AMPLITUDE

Diferença entre os preços máximo e mínimo atingidos por uma determinada ação, em um período de tempo.

ANA

Aviso de negociação de ações - O ANA é enviado pela própria Bolsa de Valores aos investidores sempre que uma negociação é realizada, em seu nome no pregão. Através dele o investidor obtém informações precisas e seguras sobre as operações de compra e venda de suas ações.O ANA vale como comprovante.

ANAAI

Associação Nacional dos Agentes Autônomos de Investimento.

Anais

Publicação referente a palestras, atos e estudos de congressos científicos, literários ou de arte.

ANÁLISE

Exame qualitativo e/ou quantitativo das mercadorias, realizado por laboratório do serviço aduaneiro, ou por ele reconhecido, quando assim o requeira sua correta classificação tarifária ou seu valor aduaneiro

Análise de Sensibilidade

Forma de abordagem na qual um modelo é reexaminado, mudando-se uma de suas variáveis para ver o que aconteceria com o resultado.

ANÁLISE DE TÍTULOS

É um pré-requisito para as decisões sobre carteiras de títulos. Ela fornece aos valores das variáveis relevantes para o processo de administração de carteira.

Análise Econômica

Aplicação à realidade econômica do método científico de decomposição em elementos mais facilmente compreensíveis que o todo, visando a inseri-los em um esquema explicativo

ANALISTA DE MERCADO DE CAPITAIS

Profissional de formação universitária que aplica determinada metodologia no estudo de empresas, setores, situações conjunturais e demais aspectos que afetam o mercado de capitais.

Anatocismo

Termo que designa o pagamento de juros sobre juros, isto é, a capitalização de juros que foram acumulados, por não terem sido liquidados no vencimento respectivo.

ANBID

Associação Nacional dos Bancos de Investimento.

ANCOR

Associação Nacional das Corretoras de Valores.

ANDAR DE LADO

Expressão utilizada para classificar um mercado fraco, sem liquidez, quando compradores e vendedores estão retraídos. Os preços sobem um pouco, caem um pouco, e não há uma tendência nítida para o comportamento das ações. Também significa um mercado estagnado.

ANDIMA

Associação Nacional das Instituições do Mercado Aberto.

Aneel

Agência Nacional de Energia Elétrica

Anefac

Associação Nacional de Executivos em Finanças, Administração e Contabilidade.

Anexos

Suportes elucidativos e indispensáveis à compreensão do texto, não elaborados pelo autor. Servem para fundamentação, comprovação e ilustração. Se houver mais de um anexo, sua identificação deve ser feita por letras maiúsculas e consecutivas. São constituídos de documentos que complementam a intenção comunicativa do trabalho.

ANFIP

Associação Nacional dos Fiscais Previdenciários

ANGEL INVESTOR

Pessoa física ou empresa disposta a investir na startup. Muitas vezes, é literalmente o pai, um parente próximo ou um amigo do empreendedor e eventualmente, até um recurso a fundo perdido.

Animus furandi

termo estrangeiro que significa: a intenção de furtar.

Animus injuriandi

termo estrangeiro que significa: a intenção de in-juriar.

Animus Laedendi

termo estrangeiro que significa: a intenção de ferir, de ofender ou atacar.

Animus manend

termo estrangeiro que significa: a intenção de fi-car, permanecer. E a intenção de-monstrada por alguém exprimindo o desejo de fixar definitivamente sua residência em determinado lugar.

Animus necandi

termo estrangeiro que significa: a intenção de matar

ANNUAL YIELD

Termo estrangeiro que significa rendimento anual. Arbitrage "Técinica empregada para tirar vantagem da diferença de preços em mercados diferentes. Um ""Arbitrageur"" pode simultaneamente comprar o mesmo título em Londres a $10,00 e vendê-lo em Paris a $10,50, com lucro de $0,50 menos despesas.

Ano fiscal

Período correspondente a 12 meses, no final do qual as contas são fechadas para determinar resultados das operações financeiras, tributárias e orçamentárias.

Anpad

Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Administração.

ANS

Agência Nacional de Saúde Suplementar

Anteprojeto

Ver Pré-projeto.

Antipop-up

Serviço normalmente fornecido por provedores que fecha automaticamente todas as janelas que aparecem quando você visita uma página na Web.

Anti-spam

Serviço normalmente fornecido por provedores para impedir o recebimento de e-mails enviados em massa.

Antivírus

Programa que protege o computador contra ataques de vírus. Devido à proliferação de vírus, devem ser atualizados semanalmente.

ANUNCIANTE

Aquele que assina a propaganda e é responsável pelo seu conteúdo.

ANUNCIAR A CONCESSÃO DE DIVIDENDOS

Comunicação de decisão do Conselho Diretor ou da Assembléia de Acionistas de uma empresa, no sentido de destacar recursos próprios para a distribuição de dividendos aos acionistas.

ANÚNCIO

Mensagem comercial para veículos impressos. Em rádio e TV, a palavra mais freqüente é comercial.

Anverso

Rosto ou face principal da folha de papel. O lado oposto é o reverso ou verso da folha. Popularmente se usa "frente e verso" em vez de "anverso e reverso".

ANVISA

Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

AO MERCADO

Ordem de compra ou venda de ações dada pelo investidor à sua sociedade corretora a preço de mercado, sem que seja estabelecido limite máximo para compra ou limite mínimo pra a venda.

AOBVAL

Associação dos Operadores de Bolsa de Valores (RJ).

AP

Ativo Permanente.

APE

Associações de Poupança e Empréstimo.

Apêndices

Documentos elaborados pelo próprio autor que podem ser acrescentados no final do trabalho com a finalidade de abandonar ou documentar dados ou fatos citados no decorrer de seu desenvolvimento. São documentos que completam seu raciocínio sem, contudo, prejudicar a explanação feita no corpo do trabalho.

APERFEIÇOAMENTO ATIVO

Regime aduaneiro que suspende a aplicação de gravames aduaneiros para matérias-primas importadas, cujo objetivo seja a fabricação, no país, de artigos terminados, destinados à exportação.

APINVEST

Associação dos Pequenos Investidores.

APLICAÇÃO

Utilização de poupança na compra de títulos, com a finalidade de auferir rendimentos.

Aplicativo

Programa de computador.

Apóstrofo

É comumente chamado de aspas simple ('). É utilizada dentro de uma citação para chamar atenção de algum elemento, ou numa citação de citação, ocasião em que as aspas da primeira transformam-se em apóstrofos. Não confundir com apóstrofe - uma figura de linguagem em que se faz a invocação do leitor ou de outra pessoa durante o desenrolar de um texto.

APPLET

Pequeno programa cuja função é animar textos e figuras na Internet. O applet sempre aparece incorporado ao conteúdo de uma página de Internet.

APREGOAÇÃO

Ato de apregoar a compra ou venda de ações pelo operador (representante de uma sociedade corretora no recinto de negociações das Bolsa-pregão). A apregoação deverá ser feita mencionando-se a quantidade de títulos e o preço pelo qual se pretende fechar o negócio.

Apropriação

Distribuição de alguma coisa por parte, proporcionalmente, as por aliquotas. Nas empresas, fazem-se apropriações de roteiros de despesas ou gastos, pelos diversos setores de produção, ou administração.

APS

Agência da Previdência Social.

Apud

termo estrangeiro que significa: em, junto a, junto em. Emprega-se em citações indiretas, isto é, em citações colhidas numa obra, e não diretamente.

AQUÁRIO

Espaço contíguo à Sala de Negociações, destinado ao público, separado daquela por uma parede de vidro, permitindo acompanhar o desenrolar do pregão, sem nele, entretanto, poder interferir.

Aquecimento

Fase de expansão na economia, provocada por uma política econômica favorável aos investimentos.

ARBITRAGE

Termo estrangeiro que significa pode também consistir na compra de direitos de subscrição ou de títulos conversíveis - e a venda dos títulos de possível subscrição ou de títulos a que a conversão daria direito.

ARBITRAGE HOUSE

Termo estrangeiro que significa empresa de arbitragem.

ARBITRAGEM

Compra de um título para determinado vencimento a futuro ou à vista de concomitante venda igual a outro vencimento, visando auferir vantagem do diferencial de preços ou de sua futura variação. As operações podem ser realizadas cada uma em uma Bolsa diferente ou, por exemplo, no balcão, com dois parceiros diferentes, na mesma ou em praças diferentes. Além do ""arbitrador"" beneficia-se o mercado como um todo pela redução dos diferenciais de preços indevidamente afastados ou aproximados pelo aumento de número de parceiros e da liquidez do mercado.

Arbitragem Cambial

É a operação de compra de uma quantidade de moeda local e na venda de outra quantidade de moeda estrangeira, de tal forma que, aplicando-se a paridade entre elas, obtenha-se equivalência

ARBITRAGEM CONFERIDA

Decisão dos árbitros depois de escutar uma controvérsia. Essa decisão provém de um Tribunal, obrigando as partes.

ARBITRAMENTO

Análise a que é submetida a mercadoria entregue quanto ao tipo, qualidade e especificações, realizada por árbitros credenciados pelas Bolsa de Futuros.

Armadilha da liquidez

Se a economia estiver em desemprego, e com um nível de taxa de juros muito baixo, toda eventual expansão monetária será retida, para fins especulativos, não sendo aplicada na atividade produtiva. Trata-se de uma situação, apontada por Keynes, na qual a política monetária seria totalmente ineficaz para promover aumento da renda e do emprego.

ARMAZÉNS WARRANTS

Qualquer depósito particular onde são depositadas mercadorias, prévia autorização oficial, permanecendo armazenadas por um período pelo qual devem pagar uma taxa de armazenagem. O encarregado do armazém outorga ao dono da mercadoria um certificado-recibo. Lugar particular de depósito de mercadorias que, sendo administrado por particulares, requer da autorização oficial. As mercadorias nele depositadas deverão pagar uma taxa.

Arrendamento

Contrato pelo qual o proprietário de um imóvel passa para uma pessoa ou empresa o direito de uso e exploração do mesmo durante certo período, mediante o pagamento de uma taxa.

ASCESP

Associação das Sociedades Corretoras de Valores e Câmbio de São Paulo.

ASKED PRICE

Termo estrangeiro que significa menor preço que um possível vendedor aceitará.

Assembléia Geral Extraordinária

Reunião dos acionistas, convocada e instalada na forma da lei e dos estatutos, a fim de deliberar sobre qualquer matéria de interesse social. Sua convocação não é obrigatória, dependendo das necessidades específicas da empresa.

Assembléia Geral Ordinária

Convocada obrigatoriamente pela diretoria de uma sociedade anônima para verificação de resultados, leitura, discussão e votação dos relatórios de diretoria e eleição do conselho fiscal da diretoria. Deve ser realizada até quatro meses após o encerramento do exercício social.

Assimetria de informações

Desproporção entre informações.

Assistência Social

Prestação de serviço gratuito de natureza variada aos membros da comunidade visando atender necessidades daqueles que não dispõem de recursos suficientes; segundo a LOAS, a assistência social tem por objetivos: a proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice; o amparo às crianças e adolescentes carentes; a promoção da integração ao mercado de trabalho; a habilitação e reabilitação das pessoas portadoras de deficiência e a promoção de sua integração à vida comunitária.

Associação

Formação social que congrega pessoas interessadas em agir coletivamente a favor de um fim compartilhado; em termos jurídicos, é definida como pessoa jurídica criada por grupo de indivíduos que partilham idéias e unem esforços com um objetivo sem nenhuma finalidade lucrativa.

Associativismo

Movimento que, de acordo com Lester Salamon no livro "The Emergent Nonprofit Sector", teve avanço nos anos 60 e 70, incorporando três características básicas: agir paralelamente ao Estado; não ter fins lucrativos; e ser internacionalista; o termo é usado nos estudos sobre democracia desde que o pensador francês Alexis de Tocqueville, na obra "Democracia na América", mostrou a estreita relação entre democracia e existência de formas associativas livres e autogovernadas.

AT A DISCOUNT

Termo estrangeiro que significa com desconto. Com deságio. Abaixo do par. Venda abaixo do par.

AT A PREMIUM

Termo estrangeiro que significa acima do par (com ágio).

AT PAR

Termo estrangeiro que significa ao par. Venda feita ao valor nominal.

AT THE CLOSE

Termo estrangeiro que significa ordem de compra ou venda pelo melhor preço no encerramento da Bolsa.

AT THE MARKET

Termo estrangeiro que significa ao preço do mercado.

AT THE OPENING (ORDER)

Termo estrangeiro que significa ao preço de abertura.

ATAQUE ESPECULATIVO

Venda ostensiva de moedas feita por investidores que pretendem forçar o governo a promover uma desvalorização. Foi o que aconteceu no Brasil no início de 1999, quando o governo adotou o câmbio livre

Atividade Econômica

Conjunto de atos pelos quais as pessoas satisfazem às suas necessidades, através da produção e troca de bens e de serviços.

Atividade Fim

Aquela diretamente ligada ao objetivo da empresa.

Atividade Meio

Aquela que auxilia a operação da empresa, mas não diretamente relacionada ao objetivo desta.

Ativismo

É a atividade de militância política nos diversos movimentos sociais.

ATIVO

Termo contábil. São todos os bens, direitos e valores a receber de uma entidade. Contas do ativo têm saldos devedores. Ex. Caixa, bancos, veículos, imóveis etc.

ATIVO CIRCULANTE

Termo contábil que representa dinheiro em caixa ou em bancos; bens, direitos e valores a receber no prazo máximo de um ano, a contar do encerramento do balanço, ou seja realizável a curto prazo, (duplicatas, estoques de mercadorias produzidas etc); aplicações de recursos em despesas do exercício seguinte.

ATIVO FINANCEIRO

Todo e qualquer título representativo de parte patrimonial ou dívida: ações, OTN, dinheiro, letra de câmbio, etc.

Ativo Intangível

Ver bens intangíveis

ATIVOS

Bens, créditos ou valores que formam o patrimônio de uma empresa. Os três principais tipos de ativos são: o circulante, o fixo e o financeiro. O ativo circulante é o dinheiro que a companhia tem em caixa, ou qualquer outra coisa que possa ser transformada em dinheiro vivo imediatamente. O ativo fixo é tudo o que a empresa não tem intenção de vender no curto prazo, como prédios, móveis, máquinas e equipamentos. Ativo financeiro são as aplicações feitas no mercado financeiro. Aí entram títulos de renda fixa públicos e privados, caderneta de poupança, ações, ouro, moedas estrangeiras, entre outros.

Ativos não Financeiros

Compreendem os ativos fixos e os ativos circulantes. Os primeiros participam de vários ciclos de produção, enquanto os últimos são consumidos ou transformados num ciclo específico de produção ou de distribuição.

Attachment

Enviar um Attachment significa anexar qualquer arquivo (imagem, programa etc.) a um e-mail e remetê-lo a alguém.

Attachment ou Anexo

Recurso dos programas de e-mail que permite anexar arquivos às mensagens eletrônicas.

AUCTION MARKET

Termo estrangeiro que significa Mercado de Leilão. Sistema de negociação de títulos através de corretores ou agentes, como na Bolsa de New York.

AUCTION SALE

Termo estrangeiro que significa Venda em Leilão.

AUDIÊNCIA

Percentual de pessoas atingidas pelos veículos de comunicação. Por exemplo: 46 pontos de audiência significa que 46% da população da área em estudo assistiu a um programa, no caso da televisão, ou visualizou uma página, no caso da Internet.

Audiência do site

Total de pessoas que acessam o website e têm oportunidade de ver e ler as mensagens publicitárias. Em geral, a audiência é expressa em porcentagem.

Auditoria

Análise completa e minuciosa da contabilidade de uma empresa ou instituição. É feita por peritos que analisam as operações contábeis do começo até o balanço final e apontam correção ou incorreção delas. As auditorias podem ser feitas por funcionários da empresa ou instituição (interna) ou por uma empresa prestadora de serviços (externa).

Auditoria social

Veja S/A 8.000

AUMENTO DE CAPITAL

Ato aprovado por Assembléia Geral Ordinária (ou reunião de diretoria, no caso de capital autorizado) pelo qual se adicionam ao capital da empresa reservas e/ou novos recursos. O aumento de capital normalmente é feito mediante bonificação (ou aumento do valor nominal das ações) e/ou direitos de subscrição para os acionistas. Pode ser realizado pela incorporação de outras empresas.

AUMENTO DO VALOR NOMINAL

Alteração do valor nominal da ação em conseqüência de incorporação de reservas ao capital de uma empresa, sem emissão de novas ações.

Autarquia

Serviço estatal descentralizado e com autonomia econômica, embora tutelado pelo poder público.

AUTHORIZED ISSUE

Termo estrangeiro que significa emissão autorizada.

AUTO RESPONDER

Programa que responde automaticamente as mensagens, utilizando informações programadas.

Autogestão

Modelo administrativo onde as decisões e o controle da empresa são exercidos pelos trabalhadores; é a participação direta e coletiva na tomada de decisões e no poder da empresa (veja Economia Social e Cooperativa).

AUTO-REGULAÇÃO

Por auto-regulação entende-se basicamente a normatização e fiscalização, por parte dos próprios membros do mercado, organizados em instituições ou associações privadas, de suas atividades com vistas à manutenção de elevados padrões éticos. Assim, ao invés de haver uma intervenção direta do Estado, sob a forma de regulação, nos negócios dos participantes do mercado, estes se auto-policiam no cumprimento dos deveres legais e dos padrões éticos consensualmente aceitos. No mercado de capitais, tradicionalmente, as entidades tipicamente auto-reguladoras são as Bolsas de Valores.

Auto-Sustentação

Estado alcançado por uma organização quando consegue gerar - por meio de suas próprias atividades - as receitas necessárias para garantir o financiamento de todos os seus programas e projetos. Balanço Social - Mecanismo criado para que as empresas prestem contas dos impactos de sua atuação na área social (veja Responsabilidade Social e SA 8000); são dois os modelos mais comuns: o francês, que privilegia a atuação social da empresa junto aos funcionários, e o americano, que privilegia a atuação social da empresa junto à comunidade. Capital Social - Expressão que ganhou vulto com o trabalho "Making Democracy Work", de Robert Putnam; representa características da organização social, tais como confiança, normas e sistemas que contribuam para aumentar a eficiência da sociedade, facilitando ações coordenadas.

AUXILIAR DE OPERADOR

Funcionário de sociedade corretora que recebe, via telefone (que se localiza na cabine da sociedade corretora, das Bolsas de Valores), ordem de como pra e venda de ações, para serem executadas pelo operador de sua sociedade corretora.

Auxílio-doença acidentário

É o benefício pago ao segurado da Previdência Social incapacitado de exercer sua atividade laboral em decorrência de acidente de trabalho ou doença profissional.

Aval

Ato pelo qual uma terceira pessoa, distinta do sacado, do sacador e dos endossantes, garante o pagamento de um título na data de seu vencimento.

AVALIAÇÃO DE CARTEIRA

Etapa em que o administrador examina o desempenho da carteira de títulos, no tempo, e como este se relaciona com o plano de investimento estabelecido.

Avaliação privada

É a avaliação financeira dos custos e rendimentos de uma empresa especifica.

Avaliação social

É a avaliação de custos (e benefícios) para toda a sociedade, derivada da produção das empresas. Ou seja, inclui as externalidades positivas e negativas decorrentes da atividade produtiva das empresas.

AVALISTA

- Pessoa natural ou jurídica que, através da assinatura consignada em um documento de crédito, responde pelo pagamento, caso a pessoa comprometida a pagar não o tiver feito.

AVARIA

Termo usado para descrever qualquer sacrifício ou despesa extraordinária, efetuada razoável e intencionalmente com o propósito de proteger de perigo a propriedade comprometida em uma contingência náutica ou comum.

AVERAGE OR MEANS, WEIGHTED

Termo estrangeiro que significa média ponderada.

AVERAGE PRICE

Termo estrangeiro que significa preço médio.

AVERAGE RATE

Termo estrangeiro que significa taxa média.

AVERAGES, STOCKMARKET

Termo estrangeiro que significa médias (índices) do Mercado de Capitais - AMEX, Dow Jones, New York Herald Tribune, New York Times, Standard & Poor.

AVERAGING

Termo estrangeiro que significa compra e venda em busca de um preço médio.

AVERAGING UP OR DOWN

Termo estrangeiro que significa compra, a diversos preços, de ações da mesma espécie, alcançando um preço médio mais alto ou mais baixo.

AVI

Abreviação para Áudio Vídeo Interleaved, o formato de arquivos audiovisuais para Windows. No Windows 3.1 é preciso ter o Vídeo for Windows instalado para visualizar arquivos neste formato. Os usuários do Windows 95 não precisam se preocupar em instalar outro programa, porque o suporte a arquivos. AVI já vem com o sistema.

Aviso de crédito

Documento, segundo o qual se notifica o crédito realizado na conta de uma pessoa física ou jurídica.

Aviso de débito

Documento utilizado para a comunicação de um débito realizado na conta de uma pessoa física ou jurídica.

Ação Endossável:

Ação que pode ser transferida mediante simples endosso no verso da cautela.

Ação ordinária (ON):

Confere ao seu possuidor o direito de eleger a diretoria da empresa. Em contrapartida, seus possuidores somente têm direito à distribuição dos dividendos depois de paga a porcentagem prioritária a que têm direito os portadores das ações preferenciais.

Ação Preferencial:

Ação que dá ao seu possuidor prioridade no recebimento de dividendos, ou em caso de dissolução da empresa, no reembolso do capital. Não dão direito a voto nas assembléias da sociedade.

Ação:

Documento que indica ser seu possuidor o proprietário de uma fração do capital de uma sociedade. Se o capital de uma sociedade deve ser subscrito por várias pessoas, ele é dividido em frações iguais, o que permite a cada uma subscrever segundo suas disponibilidades e sua vontade.

ACC:

Sigla para Adiantamento de Contrato de Câmbio Operação de crédito realizada pelos Bancos Comerciais, através da carteira de câmbio, com os exportadores.

Acionista majoritário :

Aquele que detém uma quantidade tal de ações com direito a voto que lhe permite manter o controle acionário de uma empresa.

Acionista minoritário :

Aquele que é detentor de uma quantidade não expressiva (em termos de controle acionário) de ações com direito a voto.

Acionista: Aquele que possui ações de uma sociedade anônima.

Aquele que possui ações de uma sociedade anônima.

Acquirer:

É a administradora que pode afiliar estabelecimentos ao sitema de cartões de crédtio da bandeira da qual é associada. Este tipo de administradora, chamada acquirer, tem a função de gerenciar, pagar e dar manutenção aos estabelecimentos afiliados da bandeira.

ADLIC:

Operação financeira com duração de um dia, na qual aplica-se dinheiro a uma taxa previamente combinada entre as partes.

ADR (American Depositary Receipt):

Certificados de custódia de ações de empresas não americanas emitidos e negociados no mercado americano. Ou seja, o papel tem lastro em ações de outros países.

Agente Econômico:

Indivíduos, grupos de indivíduos ou organismos que constituem, do ponto de vista dos movimentos econômicos, os centros de decisão e de ações fundamentais.

Ágio:

Importância que o comprador paga a mais sobre o valor nominal de um título.

Ajuste Fiscal:

É a tentativa do Governo federal de gastar menos do que arrecada.

Alavancagem:

1. Nível de utilização de recursos de terceiros para aumentar as possibilidades de lucro de uma empresa, aumentando, conseqüente, o grau de risco da operação. 2. Possibilidade de controle de um lote de ações, como o emprego de uma fração de seu valor (nos mercados de opções, termo e futuro), enquanto o aplicador se beneficia da valorização desses papéis, que pode implicar significativa elevação de sua taxa de retorno.

Amortização:

Processo de pagamento de empréstimo por meio de reduções programadas do montante inicialmente emprestado.

Análise Econômica:

Aplicação à realidade econômica do método científico de decomposição em elementos mais facilmente compreensíveis que o todo, visando a inseri-los em um esquema explicativo.

ANDIMA:

Sigla para Associação Nacional das Instituições do Mercado Aberto Reune bancos comerciais, múltiplos e de investimento, sociedades corretoras e distribuidoras de valores.

Anuidade:

Tarifa paga pelos clientes anualmente. Como se fosse uma renovação do contrato entre cliente e instituição Apólice: Documento emitido pelo Segurador após aceitação da cobertura de risco proposta pelo Segurado.

Apregoação:

Ato de apregoar a compra ou venda de ações, mencionado-se o papel, o tipo, a quantidade de títulos e o preço pelo qual se pretende fechar o negócio, executado por um operador, representante de sociedade corretora, na sala de negociação (pregão).

Arbitragem Cambial:

É a operação de compra de uma quantidade de moeda local e na venda de outra quantidade de moeda estrangeira, de tal forma que, aplicando-se a paridade entre elas, obtenha-se equivalência.

Assembléia Geral Ordinária (AGO):

Convocada obrigatoriamente pela diretoria de uma sociedade anônima para verificação dos resultados, leitura, discussão e votação dos relatórios de diretoria. Deve ser realizada até quatro meses após o encerramento do exercício social.

Atividade Econômica:

Conjunto de atos pelos quais as pessoas satisfazem às suas necessidades, através da produção e troca de bens e de serviços.

Ativo

Conjunto de bens e créditos que formam o patrimônio de um sujeito econômico.

Ativos não Financeiros:

Compreendem os ativos fixos e os ativos circulantes. Os primeiros participam de vários ciclos de produção, enquanto os últimos são consumidos ou transformados num ciclo específico de produção ou de distribuição.

Atuário:

Tipo de cálculo matemático. Muito utilizado pelas companhias de seguro para determinar o preço das apólices de seguro a partir do estudo das probabilidades de que ocorram acidentes ou sinistros.

Aumento de capital:

Incorporação de reservas e/ou novos recursos ao capital da empresa. Realizado, em geral, mediante bonificação, elevação do valor nominal das ações e/ou direitos de subscrição pelos acionistas, ou também pela incorporação de outras empresas.

Aumento do valor nominal:

Alteração do valor nominal da ação em conseqüência de reservas ao capital de uma empresa sem emissão de novas ações.

Aval:

Ato pelo qual uma terceira pessoa, distinta do sacado, do sacador e dos endossantes, garante o pagamento de um título na data de seu vencimento.

Averbação:

Documento utilizado pelo Segurado para informar à Seguradora sobre verbas e objetos a garantir nas apólices abertas. Muito utilizado no Seguro de Transportes. Averbadora: Pessoa jurídica contratante de plano de seguro de previdência privada, que não é participante do custeio do mesmo.

 

 

Termos: # | A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z

 

Diccionario de finanças em inglês

Glossário de termos Empresarial

Glossário do Forex
 

 

 

Abrir Conta bancária suíça - Duvidas Conta Suiça - Conta Suíça numerada - Ordem Conta bancária suíça - Conta bancária no caribe - Conta bancária na Áustria - Conta Bancaria Latvia - Conta bancária em alemão - Conta Nos Estados Unidos - Duvidas Conta EU - Ordem Conta nos EUA - Cartão anónimo Maestro - Pedir Cartão anónimo - Contato - Mais Informação - Glossário de termos Empresarial - Diccionario de finanças em inglês - Bancos centrais - Bancos da Suíça - Reguladores de Valores no mundo - O qui é Forex - Mapa du Site


Copyright © 2005 - 2016 Contas Bancarias Offshore

 

The information contained in this Website is not meant to substitute qualified legal advice given by a specialist knowing your particular situation. We are not a bank and can’t be held responsible for any loss or damages whether direct, incidental, indirect, special, or consequential, among others, relating access to this Web site. Read our Disclaimer / Terms and Conditions